-
Arquitetos: MAIO
- Área: 110 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:José Hevia, Aleix Plademunt
Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo da intervenção é transformar um espaço pré-existente em uma galeria de exposições na Rua Trafalgar, em Barcelona, que entende o espaço como um lugar de memória onde todos os elementos (continente e conteúdo) atuam como superposições reversíveis e mutáveis no tempo.
Neste sentido, o projeto é concebido como um processo de transformação aberto ao longo do tempo, cuja primeira fase questiona radicalmente o formato do cubo branco e convida à reflexão sobre como deve ser um espaço de exposição contemporâneo.
A proposta busca, portanto, criar um lugar específico - longe de um envelope branco genérico - e incluir os traços e a memória do lugar, evitando tratar os elementos existentes com preciosismo. A expressividade do espaço e sua identidade são apresentadas como uma resposta aos regulamentos existentes e aos processos construtivos necessários.
Em resposta a esta ideia do espaço expositivo como um lugar de narrativa em permanente transformação, foi decidido que a própria materialidade e a literalidade das soluções técnicas e normativas deveriam ser apresentadas direta e explicitamente, tornando assim visíveis e significativos os processos do projeto arquitetônico.